quinta-feira, 5 de março de 2015

Morar no Centro

 Há tempos venho notando que meus amigos do extremo interior paulista ou até mesmo de outros estados que vem estudar em SP tem um estilo de vida mais rico culturalmente e não digo isso por causa dos eventos que eles frequentam, mas pela vivência em si, pois unanimemente, todos moram no centro. 
 Comumente não precisam de carro para se deslocar (com exceção dos contrabaixistas, meio incômodo carregar esses instrumentos no trem ou metro, imagino...kakak), pois tem a praticidade do metrô, isso mesmo metrô não trem... caracassss fico só pensando que sonho deve ser morar nas proximidades de alguma estação de metrô (Eliane, você não vale...kakak).
 A questão é que hoje resolvi ajudar uma super amiga cultural que eu tenho (#ficaadica) fazendo uma pesquisa na web para encontrar quartos para alugar e fiquei surpreso com o mundo de opções e não tô querendo dizer que é maravilhoso dividir uma casa com outras pessoas praticamente desconhecidas, mas agora posso dizer que entendo porque nos filmes gringos a rapaziada vive em cafés, bares e bibliotecas após o horário de trabalho.
 Não se trata simplesmente de um happy hour para desestressar do dia de trabalho, mas pelo que entendi e faz todo o sentido do mundo, essas pensões e/ou pousadas, compartilhadas e afins dão preferência para jovens que trabalham e estudam, logo aquele tipo como eu e você que sai de casa às 6h e volta às 1h do outro dia... então, realmente é um quarto para se dormir por algumas horas.
 No caso de aula vaga ou noite livre, como tudo é compartilhado, acredito que o mais próximo da privacidade que se tem é uma poltrona ou um puf na livraria cultura do conjunto nacional (e ainda vou fazer um post só falando da experiência mágica que é estar naquele lugar sem pressa para ir embora) ou em algum starbucks ou frans cafe dos arredores, enfim a questão é que a pessoa voluntariamente se obriga a ficar na rua e acaba tendo essa experiência gringa de viver a cidade, creio que seja mais ou menos o que acontece com os brasileiros que decidem morar fora do país e fé em Deus ainda terei essa experiência empírica.
 Bem, o que eu descobri é que é possível sim morar no centro de SP pagando pouco, no mínimo preço justo pela comodidade de se morar a poucas quadras de uma belíssima estação de metrô e nós que moramos às margens da metrópole só não mudamos pra lá se quisermos a comodidade de ter um quarto exclusivo e pessoal, embora existam opções de quartos individuais também (mais caro, claro, mas possível).
 Portanto vivenciar a cidade paulistana está ao alcance de todos, contanto que se desprenda de sua individualidade para ter essa experiência intensa de estar em SP e não precisar viajar kilômetros para chegar em casa ao fim de sua jornada; E morar perto do trabalho e/ou da faculdade pode lhe render uma aproveitamento melhor dA VIDA QUE É ESSA COISA BONITA QUE VOCÊ TÁ VENDO

The Cafe Central Perk - agora faz sentido

Nenhum comentário:

Postar um comentário