terça-feira, 17 de março de 2015

Nada é por acaso

 Há algum tempo atrás eu, em uma de minhas autoreflexões sobre a vida e o porque das coisas cheguei a incrível conclusão de que realmente existe um propósito em tudo, claro que fui fortemente influenciado por alguma mensagem do Pe. Fábio de Melo, pois embora não seja católico, respeito aquele homem enquanto psicólogo formado que ele é.
 Enfim, passamos por coisas em nossas vidas e nos deparamos com perguntas do tipo: Por que isso? Pra que isso? O que irá acrescentar na minha história? Não faz sentido (Felipe Neto....kakak), mas a grande verdade é que temos duas opções: Não acreditar em nada ou acreditar em tudo. Explico.
1. Você pode pensar que realmente é tudo obra do acaso e que a vida é uma brincadeira sem graça, que você está no play interagindo com um menino mimado que é dono da bola e no melhor momento da diversão, aquela hora em que você entende o jogo e começa a ganhar, agarra a bola com cara de bunda e vai embora te deixando na vontade ou;
2. Pode pensar que tudo faz parte de algo maior, de um efeito borboleta monstruoso em que o simples ato de colocar o lixo pra fora altera toda a sequência dos acontecimentos.
 E por que cheguei a conclusão de que a opção 2 fez mais sentido para mim e atendeu minhas questões existenciais?
 Bem, você já passou por muitas alegrias e desgraças na vida, até o presente momento, certo? Sim, sei que sim, então você também tem aquele amigo(a) que está passando por uma fase muito difícil agora e que coincidentemente você já passou e superou, de algo forma. Pois aí está.
 Nesse tal mensagem falava a respeito de sua felicidade, e embora não fosse uma exortação sobre entregar-se e morrer pelo próximo, típico do Juliano Son (Livres para adorar), um discurso que acho particularmente muito bom e bonito, mas às vezes parece utópico se contextualizarmos em nossa atual sociedade.... FOCO!! Voltando para o lance da mensagem.
 Ele dizia: quem foi que te disse que seu objetivo na vida era ser feliz? Nós buscamos ser felizes, claro, e isso é muito saudável, mas voltando praquele Efeito Borboleta do início, quem te garante que sua missão aqui não seja passar pela vida de alguém, mesmo que de maneira extremamente rápida e ser o mensageiro da resposta que ela procurava?
 Sei, parece papo de crente, e vai por mim, essa reflexão tá muito além disso, mas me diz se você nunca foi aquele ombro amigo na hora certa pra alguém, diz que você nunca deu o caminho das pedras para um sofredor do coração, nunca dividiu suas descobertas com amigas(os) e ao final não ouviu um: "Caramba, era tudo que eu precisava ouvir" ou até mesmo um: "Só você mesmo pra me fazer sorrir nesse momento".
 Pois bem, caros Druguinhos, não consigo mais acreditar no acaso, só vejo borboletas e o resultado macro das coisas, porque hoje você pode estar passando por uma barra gigantesca e isso estar quase te matando, mas ao final não matará e acabará servindo para ajudar alguém num futuro breve ou longínquo, não importa, só sei que será relevante em algum momento.
 Alegrias, dores, conquistas, angústias, vergonhas, medos, realizações, encorajamento, todos esses nós que passamos nos tornam nós (Renan Portnoy), portanto partiu celebrar as borboletas, afinal de contas A VIDA É ESSA COISA BONITA QUE VOCÊ TÁ VENDO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário