quarta-feira, 1 de abril de 2015

VOCÊ TAMBÉM É EXPLORADO, FARDADO!!!!

 Que dia mais inusitado em toda minha, ainda, curta vida... Hoje oficialmente fiz parte da história do belíssimo município de Santana de Parnaíba e de quebra tive uma prova do poder de uma classe unida.
 Como publiquei anteriormente, retornei ao trabalho ontem e impressionantemente, a noite inicio-se a paralisação da classe a qual pertenço: Guarda Municipal. Os motivos e afins vou deixar por conta da imprensa especializada que já deve ter transmitido isso nas diversas mídias, o que vou tratar aqui é da experiência de participar desse acontecimento.
 Durante a vida sempre vi os noticiários retratando as paralisações das diversas classes trabalhistas e até aí tudo bem, afinal parecia algo utópico, pois por mais real que seja, você não está diretamente envolvido, não altera significativamente a sua vida, não há o empirismo em si. Hoje eu senti na pele o que é uma classe inteira mobilizada em prol de um objetivo e vou te falar um negocinho pra vocês meus amiguinhos, chega a ser inacreditável ver uma figura de poder e autoridade totalmente despida desses atributos e se tornar uma pessoa comum. Sério, é chocante  como no fim um homem é só um homem.
 Mas uma das coisas mais interessantes nessa paralisação foi ver a reação da população, pois se os professores ou os metalúrgicos fazem greve, a polícia intervem resguardando o Estado, mas agora, e se a POLÍCIA para, quem protege o Governo?? A resposta seria rápida se pensar em âmbito nacional, sendo a resposta: o Exercito Brasileiro (Dãrrrr), mas aqui, caros Druguinhos, é apenas um município, e um município que possui 500 guardas e 50 policiais militares, aí eu te pergunto novamente: Se a Guarda resolve parar, quem protege o Legislativo??...kakak Foi um momento muito titãs: “Você também é explorado: FARDADO. Ponha-se no meu lugar, ponha-se no seu lugar [...].”
 Claro que com isso não quero dizer que se tratou de algum golpe ou que a integridade física de alguém foi prejudicada, pois não foi. Apenas uma manifestação pacífica em busca de uma resposta, que seria facilmente encerrada se tivesse recebido a devida atenção de uma única autoridade competente. Outro ponto ótimo foi o apoio da população que passava e proferia palavras de incentivo a ação da Guarda.

 Resumindo - foi uma experiência muitíssima rica pra minha vida e recomendo a quem tiver possibilidade, não a greve em si, mas pertencer a uma massa capaz de imobilizar as autoridades.

PS.: Título motivado pelo brado do meu amigo e companheiro de trabalho: Bacana!!

Essa foi só a ponta do iceberg



2 comentários:

  1. Olá Caro Renan! Legal seu relato sobre sua experiência mas gostaria de expressar a minha opinião sobre "classe unida" que me parece mas uma articulação, manipulação e o efeito da alienação cultural, politica ou qualquer termo que possa ser usado pelos responsáveis da manobra.
    Tem uma parábola que gosto que é a dos cegos e do elefante, afinal "problemas comuns unem".
    http://www.possibilidades.com.br/parabolas/cegos_elefante.asp
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, agradeço a contribuição e a perspectiva sobre alienação, é realmente importante analisar todos os pontos, principalmente quando se trata de comportamento coletivo.
    No post realmente não tive a intenção de tomar partido, foi um relato de experiência como o Sr. bem percebeu.
    Nesse movimento todo que está ocorrendo na cidade, por mais que não pareça, não tinha interesse real, mas infelizmente meu setor é o Severino da corporação e mesmo parecendo bonito ser pau pra toda obra, uma hora cansa e nossa participação se deu por conta disso, basicamente.
    Enfim, muito obrigado por ler, escrever e por me permitir esse momento de desabafo, porque agora falei pela minha humilde classe musical inserida nesse caos.

    ResponderExcluir