terça-feira, 7 de abril de 2015

Humildade e paciência = aprendizagem

 Já fiz essa citação em outro ou outros posts anteriores, mas não me canso de pensar assim: “Uma jornada de mil milhas começa com um único passo”. (Lao-Tsé), pois acredito piamente nisso, digo isso porque já comecei do zero várias vezes na minha vida, a começar pela vida financeira e material aos 22 anos, pós-matrimônio, não vou dizer que foi fácil, mas sobrevivível...kaka, no momento parece o fim do universo pra ti, no entanto você se adapta a nova realidade e segue.
 Também já comecei do zero muitas vezes na música, ou melhor, em diferentes instrumentos: violão, guitarra, baixo, bateria, trompete, violino, saxofone, viola de arco, viola caipira e teclado. Antes de pensar qualquer coisa sobre a quantidade de instrumentos e a minha possível genialidade, calma!! Eu disse que comecei do zero nesses instrumentos, não que sou um virtuoso em cada um desses, afinal seria humanamente impossível, com exceção do alienígena Sandro Haick, que é bom em todos os que toca...kakak
 A questão é aprender a recomeçar, parece algo simples e elementar, praticamente inato em nós, mas vou te falar, não é simples não, quando somos crianças, nem percebemos que aprendemos, quando somos adolescentes, pensamos que sabemos tudo e quando somos adultos, ahhh... aí o trem engrossa de vez, pois é como se já estivesse atrasado para aprender, e entenda, não dizendo que não aprenda, só que é difícil aceitar recomeçar depois de velho.
 Eu sou um eterno aprendiz e parece que depois que morfei e me transformei em um adulto de respeito, praticamente pai de família, sem filhos..kakak, aí é que comecei a aprender de verdade e com vontade, pois durante muito tempo aprendemos por obrigação ou por instinto, mas quando adulto aprendemos com foco, logo o tempo de aprendizado é otimizado, com isso também não significa que será rápido, só que terá qualidade e menos tempo do que um adolescente obrigado.
 Mas o que não muda em caso algum é a humildade e a paciência, nessa ordem, pois se não há humildade para reconhecer que não se tem tal conhecimento e precisa de ajuda, não haverá aprendizado significativo, na verdade haverá muito stress e desconforto, por parte de quem aprende e quem ensina, e por último, mas não menos importante, a paciência....UHHH!!! Muuuuuuuuita paciência, porque aprender algo, exige calma e infinitas repetições, uma vez que quanto mais se exercita o mesmo movimento, mais fino e preciso ele se torna.

 Somos seres com aptidão para desenvolver aptidões, portanto tudo é possível (excetuando-se as limitações físicas, eu com 1,69 nunca seria meia de um time de vôlei profissional, mas aí basta um pouco de bom senso), iniciemos as aprendizagens, eu quero desenvolver meu trash hardcore metal tão sonhado e a jornada depende do seu primeiro passo, afinal de contas A VIDA É ESSA COISA BONITA QUE VOCÊ TÁ VENDO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário